Da redação do Portal Lei e Política ...
Da redação do Portal Lei e Política Editor Responsável: Carlindo Medeiros, Jornalista
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) encerrou uma semana de programação dedicada ao Dia Internacional de Combate às Drogas com uma blitz educativa que mobilizou estudantes, adolescentes e motoristas, reforçando a importância da prevenção ao uso de álcool e outras substâncias. Além disso, a ação ampliou a divulgação do programa Acolhe DF, que oferece suporte gratuito a pessoas com dependência química e seus familiares.
Na manhã ensolarada desta sexta-feira (26), a blitz, realizada em uma movimentada área de Brasília, próxima à Torre de TV e à Funarte, se tornou um ponto de atenção. Promovida pelo Sejus-DF, por meio da Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (Subed), e em parceria com o Detran-DF, a iniciativa marcou a culminância de uma série de atividades voltadas para conscientização e orientação sobre os riscos associados ao uso de substâncias psicoativas.
Mais de 100 veículos foram abordados durante a blitz educativa, impactando diretamente cerca de 130 pessoas. Motoristas e passageiros foram orientados sobre os perigos da combinação entre álcool, drogas e direção. Distribuíram-se materiais informativos que detalhavam os serviços oferecidos pelo Acolhe DF, um programa estruturado para prestar atendimento psicossocial gratuito no enfrentamento à dependência química.
Esse esforço de mobilização foi parte central de uma agenda rica em ações educativas realizadas ao longo da semana, todas focadas na prevenção e conscientização. O objetivo maior foi reafirmar o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com a promoção da saúde, cuidado e responsabilidade social no combate às drogas.
O secretário interino de Justiça e Cidadania, Jaime Santana, destacou a importância de levar informação diretamente à população: "O enfrentamento às drogas passa essencialmente pela educação preventiva e pelo acesso à informação. Ao ocuparmos as ruas, escolas e outros espaços coletivos com essas iniciativas, fortalecemos a rede de proteção e acolhimento no Distrito Federal."
Já o subsecretário de Enfrentamento às Drogas, Diego Moreno, reforçou que o planejamento das ações buscou atingir diferentes públicos para ampliar o alcance das políticas públicas. “Nosso foco é mostrar que prevenir também significa cuidar. Cada gesto como uma conversa ou orientação pode ser a oportunidade de evitar problemas futuros relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Além disso, é fundamental mostrar que existem serviços preparados para apoiar quem precisa, como o Programa Acolhe DF.”
A iniciativa revela o compromisso do GDF em construir uma sociedade mais consciente, informada e apoiada em uma rede sólida de assistência. A mensagem está clara: prevenir é a melhor forma de cuidar, e o combate às drogas começa com pequenos gestos diários de educação e acolhimento.

Nenhum comentário