Governo lança ferramenta que incorpora IA no trabalho das forças policiais de Goiás - PORTAL DE NOTÍCIAS TIKPOP

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Governo lança ferramenta que incorpora IA no trabalho das forças policiais de Goiás

 Governo lança ferramenta que incorpora IA no trabalho das forças policiais de Goiás Governador Ronaldo Caiado, vice-governador Daniel Vile...

 Governo lança ferramenta que incorpora IA no trabalho das forças policiais de Goiás

Governador Ronaldo Caiado, vice-governador Daniel Vilela e tropas da polícia goiana durante o lançamento da ferramenta IA Contra o Crime (Fotos: Wesley Costa e André Saddi)

Goiás inicia uma nova fase no combate à criminalidade com a incorporação da Inteligência Artificial (IA) ao trabalho das forças policiais. Essa é a síntese do sistema IA Contra o Crime, apresentado nesta segunda-feira (26/01) pelo governador Ronaldo Caiado e pelo vice-governador Daniel Vilela durante evento no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

“Com essa plataforma, estamos ampliando a capacidade de atingir os mais variados tipos de crime”, assegurou o chefe do Executivo goiano.

IA no trabalho das forças policiais de Goiás

Inédita, a solução tecnológica tem como objetivos ampliar a agilidade no atendimento às ocorrências, reduzir o tempo de elucidação de crimes e aumentar a efetividade do policiamento.

“O crime evolui e fica sofisticado. Mas nós em Goiás estamos à frente disso. [Nossa nova tecnologia] mostra que não é interessante para o bandido vir para Goiás. Seja pelo ar, água ou terra, por onde ele chegar, vai encontrar a polícia mais bem equipada”, comentou Caiado.

Com a integração da IA a câmeras de segurança, o sistema faz uma rápida identificação de veículos e pessoas suspeitas de cometer crimes. Para tanto, há um cruzamento de dados fornecidos por vítimas e policiais, como localização, horário, vestimentas e características de veículos, como cor e fragmentos de placa.

Com isso, o sistema realiza buscas automáticas com a finalidade de traçar rotas e localizar criminosos. Todas as informações são compartilhadas em tempo real com as polícias.

Projeto-piloto

Implantado há seis meses em Luziânia e Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal, o sistema já está em nove municípios da região e resultou no aumento de 80% na solução de crimes. Responsável por liderar o projeto, o vice-governador Daniel Vilela informou que a próxima fase é atender a capital.

“Já estamos instalando em Goiânia e Aparecida. O próximo passo é concluir, até o fim de fevereiro, toda a Região Metropolitana. E vamos avançar para outras regiões até abril”, projetou.

O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, acrescentou que a instalação inclui cidades turísticas e de fronteira.

“Todo o estado será contemplado. Serão mais de 22 mil câmeras”, disse. “Tivemos um janeiro histórico. Iniciamos entregando quatro helicópteros que já estão em operação. Depois, a apresentação dos índices criminais, onde entramos no sétimo ano de reduções consecutivas. E hoje, com a plataforma IA Contra o Crime, a previsão é continuar com reduções expressivas”, disse.

Tecnologia a serviço da segurança

Lançamento de IA na segurança pública
Sistema IA Contra o Crime foi apresentado nesta segunda-feira (26/01) (Fotos: Wesley Costa e André Saddi)

A tecnologia do IA Contra o Crime é fornecida pela empresa Consórcio Goiás da Paz, vencedora de um processo de licitação pública. A nova ferramenta é um software de inteligência policial, desenvolvido por brasileiros com experiência no Vale do Silício (EUA).

A plataforma permite o compartilhamento de alertas entre municípios e será integrada a câmeras de videomonitoramento públicas e privadas, como de comércios e condomínios.

No lançamento, o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Luziânia, coronel Arantes, disse que a tecnologia auxiliou no atendimento a mais de 200 ocorrências no município. Ele apresentou situações em que a ferramenta foi fundamental para o trabalho da segurança pública.

“Um crime bárbaro, no qual o cidadão matou a esposa e a sogra, e violentou sexualmente a enteada. Tivemos a informação de que ele tinha fugido em uma moto. Imediatamente, nosso analista de inteligência cadastrou a placa no serviço de alerta e conseguimos fazer todo o trajeto até cercar o indivíduo já na divisa do DF”, relatou.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou que a atual gestão está sempre em busca de inovação.

“Quando vemos a tecnologia chegando ao ponto de apoiar a nossa segurança pública, que já é considerada a melhor do Brasil, ela mostra que está cumprindo o seu papel”, disse.

Já o diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Rodney Silva, afirmou que “Goiás, mais do que exemplo, é uma referência”.

Saiba mais

Segurança pública tem recorde de apreensões em Goiás

Ouça a matéria

Segurança lança ferramenta que incorpora IA no trabalho das forças policiais de Goiás

Download

Nenhum comentário