O governo do Distrito Federal tornou o transporte público do DF um dos mais eficientes e qualificados do Brasil. - PORTAL DE NOTÍCIAS TIKPOP

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

O governo do Distrito Federal tornou o transporte público do DF um dos mais eficientes e qualificados do Brasil.

  O Governo do D ist rit o F e de ra l (GDF) tem promovido mudanças significativas no sistema de transporte público, p rioriz an do a mo...

 


O Governo do Distrito Federal (GDF) tem promovido mudanças significativas no sistema de transporte público, priorizando a modernização, a ampliação de benefícios e a estabilidade tarifária. Com o programa Vai de Graça, que inclui frota renovada e melhorias no sistema rodoviário, o panorama da mobilidade urbana no DF apresenta avanços expressivos, deixando para trás antigos problemas estruturais e econômicos.

Nos últimos anos, o GDF encerrou uma fase marcada por aumentos constantes nas tarifas, falta de infraestrutura e recorrentes fraudes. Medidas como a modernização do sistema de bilhetagem eletrônica, o congelamento dos preços das passagens desde 2020 e a renovação de terminais rodoviários foram implementadas, criando um cenário mais eficiente e acessível. O programa Vai de Graça consolidou-se como marco desse processo transformador.

Cenas frequentes de ônibus sucateados, terminais em péssimo estado, filas intermináveis para o Passe Livre e tarifas reajustadas em altos percentuais tornaram-se coisas do passado. A reestruturão teve início com o combate ao comércio ilegal de créditos e à eliminação de fraudes no setor. A extinção do DFTrans, em 2019, permitiu integrar a bilhetagem ao BRB, o que trouxe maior controle e segurança. À época, foram identificadas irregularidades em cerca de 80 mil registros do Passe Livre Estudantil, com a projeção de evitar prejuízos de até R$ 300 milhões nos anos seguintes.

Enquanto isso, o governo optou por manter as tarifas congeladas durante um período de seis anos, resistindo às pressões impostas pelo aumento nos custos de combustíveis e demais insumos. O único reajuste implementado foi de 10% no início de 2020, percentual bem inferior aos praticados em administrações anteriores, quando os aumentos chegaram a atingir marcantes 50%.

Informações da redação do Portal de Notícias, Por Carlindo Medeiros Jornalista

Nenhum comentário