Com cerca de 23 mil exemplares, gibiteca do Espaço Cultural Renato Russo é opção de lazer para todas as idades - PORTAL DE NOTÍCIAS TIKPOPP

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Com cerca de 23 mil exemplares, gibiteca do Espaço Cultural Renato Russo é opção de lazer para todas as idades

   Espaço funciona de terça a sexta-feira, das 12h às 20h; visitantes podem ler as obras no local ou levar para casa, mediante cadastro Que...

  Espaço funciona de terça a sexta-feira, das 12h às 20h; visitantes podem ler as obras no local ou levar para casa, mediante cadastro

Que tal aproveitar as férias escolares – ou um tempinho livre na agenda – para conhecer a primeira gibiteca aberta no país e a terceira maior em número de exemplares? Instalada no Espaço Cultural Renato Russo (ERCC), na 508 Sul, a Gibiteca TT Catalão oferece opções para todos os gostos e idades. São cerca de 23 mil títulos no acervo, dos quais 17,4 mil estão catalogados e disponíveis para a população. O funcionamento ocorre de terça à sexta-feira, das 12h às 20h.

Para mergulhar no universo da história em quadrinhos, basta visitar o espaço e escolher o título de preferência. Já os empréstimos são feitos mediante cadastro, em que o interessado precisa apresentar os últimos três comprovantes de residência (versão impressa ou digital) e um documento oficial com foto. É permitido pegar até dois títulos por vez e o prazo é de uma semana, com possibilidade de renovação pelo mesmo período.

Instalada no Espaço Cultural Renato Russo (ERCC), na 508 Sul, a Gibiteca TT Catalão oferece opções para todos os gostos e idades | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

“A gibiteca é um verdadeiro tesouro da cultura pop e literária no DF e um polo de criadores do nosso Quadradinho”, elucida o secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), Claudio Abrantes. “Ser a terceira maior unidade do Brasil em número de exemplares – um acervo de cerca de 23 mil títulos para todas as faixas etárias – é um feito que nos orgulha e reforça o compromisso do GDF em garantir acesso à leitura, ao entretenimento e à formação cultural. É um ponto de encontro comunitário, especialmente agora durante o período de férias escolares.”

Batizada com o nome do jornalista e ativista cultural TT Catalão, a gibiteca esteve fechada durante dez anos e foi reaberta por este Governo do Distrito Federal (GDF) em outubro de 2022, após reforma. “Esse espaço é resultado de investimentos consistentes que temos feito nos últimos anos e será ainda mais fortalecido com o modelo de gestão compartilhada do Espaço Cultural Renato Russo, por meio de chamamento público para uma organização da sociedade civil. Estamos construindo uma política cultural sólida, democrática e de longo prazo”, salienta o titular da Secec-DF.

 

A bibliotecária Margareth Ribeiro salienta que o espaço, inaugurado na década de 1990, mantém vivo o legado de TT Catalão, falecido em 2020, e tornou-se um ponto de encontro para desenhistas e leitores. “Esse centro cultural, que é pioneiro, icônico, realmente começou a vida cultural brasiliense. Você não escreve a história cultural de Brasília sem mencionar tudo o que aconteceu aqui”, relata. “Foi oriunda da coleção do jornalista TT Catalão, que tinha um interesse muito diversificado sobre cultura e, ainda hoje, reúne muitos gibis, alguns raros, muita coisa do que foi produzido em Brasília e no Brasil.”

Apaixonado pela nona arte, o professor de teoria dos quadrinhos Matheus Calci participou da organização do equipamento. Ele destaca a diversidade de títulos reunidos, que permitem que os visitantes explorem milhares de universos sem sair do lugar. “Dá para perder horas e horas aqui lendo. É ser transportado para um mundo totalmente novo e único que o quadrinho te proporciona”, afirma.

As prateleiras recheadas de HQs e a música ambiente da gibiteca encantaram o estudante Natanael Almeida, 20 anos

Calci descreve a infinidade disponível: “Aqui tem Turma da Mônica, Ziraldo, Disney, DC, Marvel, Image, mangá de diversos tipos, Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Naruto, tudo que você imaginar. Tem quadrinhos franceses, como Asterix e Obelix, os mais adultos da Metalurlan e Heavy Metal, vários autores diferentes, fora os países menores. Tem títulos dos anos 2000 da Conrad, tem zine, produção independente brasiliense e do Brasil inteiro. Aqui você está bem servido de tudo quanto é tipo de coisa.”

As prateleiras recheadas de HQs e a música ambiente da gibiteca encantaram o estudante Natanael Almeida, 20 anos. Morador da Estrutural, ele descobriu o espaço há pouco tempo, por indicação de um amigo, e incluiu o momento de leitura na rotina. “É como uma válvula de escape. Venho, leio, e gosto muito da acústica do local e das músicas. Todas as vezes que vim estava tocando MPB”, conta ele, que se impressiona com a magnitude do acervo. “É uma coleção gigantesca de gibis, tão grande que não faço ideia de qual começar.”

Serviço
Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Funcionamento: Terça a domingo e feriados, das 10h às 20h
Gibiteca TT Catalão
Funcionamento: Terça a sexta-feira, de 12h às 20h
Empréstimos mediante cadastro e com prazo renovável de sete dias corridos

 

Nenhum comentário