CORPATRI deflagra operação Mandarim - PORTAL DE NOTÍCIAS TIKPOPP

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CORPATRI deflagra operação Mandarim

  A PCDF, por meio das unidades vinculadas à CORPATRI, deflagrou entre os dias 01/01/2024 e 10/01/2024 uma operação policial direcionada com...

 A PCDF, por meio das unidades vinculadas à CORPATRI, deflagrou entre os dias 01/01/2024 e 10/01/2024 uma operação policial direcionada com o objetivo de desmantelar uma associação criminosa constituída e especializada na prática de roubos de veículos com restrição de liberdade das vítimas condutoras.


Essa operação é o desfecho de um conjunto de três operações deflagradas nos meses de dezembro de 2023 e janeiro do corrente ano, para reprimir de forma qualificada a modalidade criminosa acima citada. Nesse contexto, considerando as três operações, foram expedidos 10 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão, tendo sido efetuadas ao todo seis prisões.


Nesta última etapa, foram realizadas duas prisões preventivas. Ressalta-se que um terceiro elemento também foi identificado, contudo veio a óbito no final do ano passado em confronto com a PMGO.
Os crimes eram praticados mediante o emprego de arma de fogo e contavam com a atuação de no mínimo três membros da associação.


Conforme demonstrado pelo acervo probatório construído, os elementos utilizavam um carro de apoio para identificar e monitorar as vítimas eleitas. Após selecionarem o momento mais oportuno, ao menos três elementos executavam a abordagem criminosa sempre portando arma de fogo.


Dentro dessa forma de atuação, os autores mantinham as vítimas em seu poder por um lapso temporal considerável, protelando ao máximo o acionamento dos órgãos policiais, e as abandonavam em locais ermos em municípios da região do entorno do estado de Goiás. Além dos veículos automotores, os criminosos subtraíam todos os pertences ligados às vítimas, notadamente seus aparelhos celulares.


No crime específico consumado no dia 15/04/2023, é possível visualizar as imagens da dinâmica delituosa, onde por volta das 5h20min da manhã, dois dos autores se aproximam do veículo da vítima, sacam e apontam a arma de fogo para a mesma que está no interior do carro, anunciam o assalto de forma bastante agressiva e violenta, determinando que ela se transfira para o banco traseiro. Em seguida, um dos assaltantes assume a direção do veículo e outro se posiciona no banco de trás com a vítima. A ação de abordagem termina com o terceiro elemento aderindo à empreitada, sentando-se no banco dianteiro do carro assaltado.


Nos últimos seis meses, os criminosos focaram suas investidas criminosas na região de São Sebastião, sendo este o último crime praticado pela associação naquela região.


É importante ressaltar que a vítima exerce a profissão de motorista de aplicativo e foi abandonada em local ermo do bairro Nova Betânia, em São Sebastião.


Durante a execução do delito, os três elementos mantiveram a vítima subjugada, restringindo sua liberdade e atuando com violência, tendo inclusive sido desferidos golpes com a coronha da arma de fogo nas regiões das costas e da cabeça da vítima.


Dentro do contexto de terror e violência, o elemento que portava a arma de fogo utilizada no assalto chegou a efetuar um disparo no interior do veículo.


A associação atuava de forma extremamente agressiva, ousada e violenta, sendo que durante todo o tempo em que as vítimas permaneciam sob o poder dos autores, eram agredidas e ameaçadas constantemente.
Foram cumpridos um total de dois Mandados de Prisão Preventiva.


É relevante destacar que um dos alvos da presente operação já se encontrava recolhido na Unidade Prisional de Cidade Ocidental/GO pela prática de outro delito de roubo, e outro elemento foi localizado e preso na cidade de Valparaíso de Goiás.

Com informação: Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação!

Nenhum comentário